O desenvolvimento da motricidade fina da criança na escola infantil - estudo comparativo de fatores de prática e parâmetros de avaliação
Contenido principal del artículo
Resumen
O contexto do desenvolvimento da motricidade motora fina da criança varia com inúmeros fatores. Na escola, todas as crianças terão oportunidade para desenvolver a sua motricidade, e o educador terá de colocar à sua disposição recursos e atividades enriquecedoras para promover essa aquisição, que é importante para a aprendizagem de literacias básicas da vida escolar.
Com esta investigação tivemos dois propósitos: a. conhecer os fatores de prática, através da perspetiva de educadoras sobre a importância da motricidade fina para a criança e a potencialidade do trabalho em atividades de expressão – plástica e motora; b. avaliar e comparar a motricidade fina de dois grupos de crianças do pré-escolar. Aplicámos uma entrevista a 5 Educadoras de Infância e uma prova baseadas no Teste Movement ABC a 116 crianças (4 - 6 anos), ambos os grupos de duas escolas.
Os nossos resultados permitem-nos concluir que embora no discurso das educadoras a importância do trabalho de motricidade fina e os fatores de prática fossem semelhantes, registámos valores diferenciados em mais de 30% dos parâmetros das provas aplicadas aos dois grupos de crianças Pudemos perceber, que as crianças apresentam resultados variados nos parâmetros de avaliação, em função da escola.
Descargas
Detalles del artículo
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato bajo los siguientes términos: —se debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante (Atribución); — no se puede hacer uso del material con propósitos comerciales (No Comercial); — si se remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuirse el material modificado (Sin Derivadas).
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Citas
Bessa, M. (1972). Artes plásticas entre as crianças. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora.
Borges, C. (2014). O desenvolvimento da motricidade na criança e as expressões: Um estudo em contexto de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório de Estágio, Universidade dos Açores, Ponta Delgada. URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3151
Condessa,.I.C. & Borges, C. (2015). O Desenvolvimento da Motricidade na Criança e as Expressões.Um Estudo em Contexto de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. In V. P. Lopes, L.P.Rodrigues. & J.Barreiros, O.Vasconcelos . (Org). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança X, pp: 140 - 145, Bragança: IPB. URI: URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4066
Condessa, I. (2014). O desenvolvimento do estagiário através do ensino da educação física: a singularidade dos educadores de infância e professores do 1.º CEB. In: B. Pereira, A. Silva, A. Cunha & J. Nascimento (Org.), Atividade física, saúde e lazer: olhar e pensar o corpo, pp: 266-278. Florianópolis: CIEC. URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4064
Condessa, I. (2015). Educação física e desporto para crianças e jovens boas práticas: da educação física ao desporto. In: J. Nascimento, E. Souza, V. Ramos & J. Rocha. (Org.), Educação física e esporte: convergindo para novos caminhos, pp: 427-451 (Vol. 7). Florianópolis: UDESC. URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4064
Dias, C. (2012). Expressão plástica: Práticas e dinâmicas em contexto de Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório de Estágio, Universidade dos Açores, Ponta Delgada. URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2279
Fonseca, V. (2005). O desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Lisboa: Âncora Editora.
Henderson, S. E. & Sugden, D. A. (1992). Movement assessment battery for children. London: Psychological Corporation.
Le Boulch, J. (1984). Educação psicomotora: a psicocinética na idade escolar. Paris: Les Éditions ESF.
Le Boulch, J. (2001). O desenvolvimento psicomotor. Do nascimento até aos 6 anos. A psicocinética na idade pré-escolar (5ª ed.) Porto Alegre: Artmed.
Lopes, V., Cavaco, C., Sousa, J.F., Sá, C.C., Rodrigues, L.P.. (2014). Associação entre os níveis de actividade física, a competência motora e a competência percebida em crianças. In C. Neto, J. Barreiros, R. Cordovil, F. Melo (Ed.). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança VII, pp: 17-24, Lisboa: FMH Ed.
Luz, C., Almeida, G., Rodrigues, L.P., Cordovil, R. (2014). Habilidades motoras fundamentais e capacidades cognitivas em crianças dos 6 aos 14 anos. In C. Neto, J. Barreiros, R. Cordovil, F. Melo (Ed.). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança VII, pp: 63-71, Lisboa: FMH Ed.
Neto, C. (2009). A importância do brincar no desenvolvimento da criança: uma perspectiva ecológica. In: I. Condessa (Org.), (Re)Aprender a brincar: Da especificidade à diversidade. Ponta Delgada: Universidade dos Açores.
Pellegrini, A. (2009). The role of play in human development. Nova Iorque: Oxford University Press.
Rossi, F. S. (2012). Considerações sobre a psicomotricidade na educação infantil. Revista Vozes dos Vales da UFVJM, 01, 1-18.
Vieira, V. (2017). A motricidade fina da criança na escola e o potencial da expressão plástica e motora: um estudo comparativo entre crianças das ilhas de São Miguel e Faial, Relatório de Estágio, Universidade dos Açores, Ponta Delgada.