Capacitação, empoderamento e melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas

Contenido principal del artículo

Sofía Veiga
Ana Catarina Santos
Ana Filipa Gonçalvez

Resumen

O envelhecimento da população traz novos e inúmeros desafios às sociedades atuais. Um dos desafios mais importantes foca-se na necessidade de alterar a visão de incapacidade, de passividade, de vulnerabilidade, de dependência e de isolamento social que a sociedade e os próprios idosos conferem à fase da velhice. Urge então criar condições para que o processo de envelhecimento seja vivido o mais satisfatoriamente possível, proporcionando um maior bem-estar e qualidade de vida às pessoas mais velhas. Assente nestes princípios, o presente trabalho procura dar conta de um projeto de educação social, desenhado e desenvolvido numa Instituição de Apoio à Terceira Idade (IATI). Tendo em conta a análise crítica da realidade, realizada em conjunto com os atores sociais, como defende a metodologia de investigação-ação-participativa privilegiada na educação social, foi destacado um conjunto de problemas e necessidades, assim como de recursos e potencialidades.
Foi então pensada a finalidade do projeto – promover a capacitação, o empoderamento e a consequente melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas da IATI - e delineados os objetivos gerais e específicos. Duas ações foram equacionadas, tendo em conta os interesses, os gostos e as necessidades dos participantes. A primeira, envolvendo os profissionais, teve como intuito sensibilizá-los para a importância da participação ativa das pessoas idosas nos processos de tomada de decisão.
A segunda visou ampliar e aprofundar os laços relacionais entre as pessoas idosas, assim como potenciar a capacitação e a participação das mesmas. Na avaliação final do projeto, baseada no Modelo CIPP, os diferentes atores sociais reconheceram as mudanças ocorridas. Valorizaram sobre-tudo a maior participação, capacitação e empoderamento das pessoas idosas, que se refletiu na melhoria do seu bem-estar quotidiano, pessoal e coletivo, assim como da sua qualidade de vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Veiga, S., Santos, A. C., & Gonçalvez, A. F. (2017). Capacitação, empoderamento e melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 2(2), 29–40. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2017.n2.v2.1074
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Sofía Veiga, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Professora Adjunta

Ana Catarina Santos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Educadora Social

Ana Filipa Gonçalvez, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Educadora Social

Citas

Ander-Egg, E. (1990). Repensando la investigación-acción-participativa: Comentarios, críticas y sugerencias. México: Editorial el Ateneo.

António, S. (2013). Das políticas sociais da velhice à política social de envelhecimento. In M. I. Carvalho (Eds.). Serviço social no envelhecimento. Lisboa: Pactor.

Cardão, S. (2009). O idoso institucionalizado. Lisboa: Coisas de Ler.

Carvalho, A., & Baptista, I. (2004). Educação social: Fundamentos e estratégias. Porto: Porto Editora.

Cembranos, F., Montesinos, D., & Bustelo, M. (2001). La animación sociocultural: Una propuesta metodológica. Madrid: Editorial Popular.

Dias, I., & Rodrigues, E. (2012). Manual de gerontologia. Lisboa: Lidel. Ferreira, P., & Marques, T. (2012). Redes sociais e envelhecimento. Atas do VII Congresso Português de Sociologia (pp. 3-12). Lisboa: APS. Recuperado em 14 de abril de 2017 de http://www.aps.pt/vii_congresso/?area=016&lg=pt.

Fonseca, A. (2005). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi Editores.

Freire, S., & Resende, M. (2008). Estudos e intervenções para a promoção da velhice satisfatória.

Psicologia para América Latina, 14. Recuperado em 04 de abril de 2017 de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S1870-350X2008000300002&lng=pt&tlng=pt

Jacob, L. (2012). Respostas sociais para idosos em Portugal. In F. Pereira (Coord.). Teoria e prática da gerontologia: Um guia para cuidadores de idosos. Viseu: PsicoSoma.

Lima, R., (2003). Desenvolvimento levantado do chão… com os pés assentes na t e r r a . Desenvolvimento local- Investigação Participativa Animação Comunitária (Dissertação de Doutoramento não publicada). Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Miúdo, B. (2013). A preocupação com as pessoas idosas no discurso contemporâneo dos direitos humanos. In T. Medeiros, C. Ribeiro, B. P. Miúdo & A. Fialho, (Coords.). Envelhecer e conviver (pp. 63-88). Ponta Delgada: Letras Lavadas Edições.

Paúl, C. (2005). Envelhecimento activo e redes de suporte social. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 25, 275-287.

Pereira, F. (2012). A institucionalização do idoso. In F. Pereira (Coord.). Teoria e Prática da Gerontologia: Um guia para cuidadores de idosos. Viseu: PsicoSoma.

Ribeiro, O. (2012). O envelhecimento “ativo” e os constrangimentos da sua definição. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 33-52.

Sequeira, C. (2007). Cuidar de idosos dependentes: diagnósticos e intervenções. Coimbra: Quarteto Editora.

Serrano, G. (2008). Elaboração de projetos sociais – Casos práticos. Porto: Porto Editora.

Stufflebeam, D., & Shinkfield, A. (Eds). Evaluación sistemática, guía teórica y práctica. Barcelona: Ediciones Paidós.

Timóteo, I., & Bertão, A. (2012). Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos. Sensos, 2(1), 11-25.

Veiga, S. (2009). Palcos de conhecimento, espaços de transformação. Contributos da metodologia sociodramática para a formação dos educadores sociais (Dissertação de Doutoramento não publicada), Universidade de Évora, Évora, Portugal.

Vicente, A., Alvarez, D., & Lopes, M. (2005). Manual de boas práticas – Um guia para o acolhimento residencial das pessoas mais velhas. Barcelos: CEM - Artes Gráficas.

Witter, G. (2006). Tarefas de desenvolvimento do adulto idoso. Estudos de Psicologia, 23(1), 13-18.

World Health Organization (2002). Active ageing: a