Saúde escolar em jovens adolescentes: fatores de proteção

Contenido principal del artículo

Carina Alexandra Salvador Ferreira
Eugénia Maria Garcia Jorge Anes

Resumen

Os fatores de proteção podem ser definidos como uma influência que previne, limita ou reduz os fatores de risco ao longo do tempo. É objetivo deste trabalho analisar a perceção dos jovens estudantes em relação aos fatores de proteção. É um estudo descritivo, transversal e analítico com uma abordagem quantitativa. O instrumento de colheita de dados é constituído pela Global School-Based Studant Health Survey (GSHS), ao qual foram associadas questões de caraterização. Relativamente aos fatores de proteção são considerados dois, os amigos e os pais ou encarregados de educação. A amostra é constituída por 212 jovens estudantes, maioritariamente feminina (54,7%), com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, vivem com ambos os pais. (72,2%), frequentam entre o 7º e o 12º ano de escolaridade. Os amigos (77,8%) são amáveis quase sempre ou sempre. Relativamente aos pais e encarregados de educação, 87,3% dos inquiridos afirmam que tiveram sempre conhecimento das vezes que faltaram à escola; 40,6% verificam a realização dos trabalhos de casa; 62,3% ouviram os seus problemas e preocupações; 73,6% afirmam ter sido aconselhados e orientados; 62,7% afirmam que os pais sabem o que fazem nos tempos livres; 68,9 afirmam que nunca se sentiram ignorados; afirmam também que os pais têm interesse em saber quem são os seus amigos e como gastam o dinheiro (51% e 45,3%, respetivamente). Foi verificada associação entre o sentirem-se ignorados pelos pais com o sentirem-se sós e a verificação dos trabalhos de casa; e entre o querem saber onde gastam o dinheiro com o ser aconselhados e com o sentirem-se sós. O grupo de pares e os pais são determinantes no comportamento de muitos adolescentes. A promoção da saúde deve desenvolver recursos na comunidade, baseando-se na promoção de competências que apostem na preferência de comportamentos de saúde e de estilos de vida saudáveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Salvador Ferreira, C. A., & Garcia Jorge Anes, E. M. (2018). Saúde escolar em jovens adolescentes: fatores de proteção. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 2(1), 83–90. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2018.n1.v2.1173
Sección
Artículos

Citas

Kim, I.; Zane, N. & Hong, S. (2002). Protective factors against substance use among asian American youth: A test of the peer cluster theory. Journal of Community Psychology, 30 , 565-584.

Kirby, D. (2001). Emerging answers: research finding son program store ducet en pregnancy. Washington, D. C.: National Campaign to Prevent Teen Pregnancy.

Matos, M. (2005). Comunicação, gestão de conflitos e saúde na escola. Faculdade de Motricidade Humana: Lisboa.

Matos, M. G., & Gaspar, T. (2008). Manual Kidcreen – Avaliação a qualidade de vida em crianças e adolescentes. Lisboa: FMH e FCT.

Matos, M., Simões, C., Tomé, G., Gaspar, T., Camacho, I., Diniz, J., & Equipa do Aventura Social (2006). A Saúde dos Adolescentes Portugueses – Hoje e em 8 anos – Relatório Preliminar do Estudo HBSC 2006. Consultado em 10 de Dezembro de 2011. Disponível em: www.fmh.utl.pt/aventurasocial.com

Matos, M.G. (2008). A saúde do adolescente: O que se sabe e quais são os novos desafios. Análise Psicológica: 2 (XXVI). 251-263.

Matos, M.G. (Ed.) (2005). Comunicação, gestão de conflitos e saúde na escola. Lisboa: CDI, Faculdade de Motricidade Humana.

Matos, M.G.(cord.). (2008b). Consumo de substâncias: Estilo de vida Àprocura de um estilo ? Lisboa, Instituto da Droga e da Toxicodependência.

Matos, M.G.; Simões, C.; Camacho, I.; Reis, M. & Equipa da Aventura social (2016). A saúde dos adolescentes portugueses em tempos de recessão - Dados nacionais do estudo HBSC de 2014. Equipa Aventura Social. Disponível em: http://aventurasocial.com/arquivo/1437158618_RELATORIO%20HBSC%202014.pdf

Michael, K., & Ben-Zur, H. (2007). Risk-taking among adolescents: Associations with social and affective factors. Journal of Adolescence, 30, 18, 17–31.

WHO (2000). Health and health behavior among young people: a WHO crossnational study (HBSC) international report . Health Policy for Children and Adolescent (HEPCA); 2000. Series n. 1.