Qualidade na interação escolar: é possível melhorar o clima na sala de aula

Contenido principal del artículo

Thaís Cristina Gutstein Nazar
Lidia Natalia Dobrianskyj Weber

Resumen

As relações interpessoais que se estabelecem na escola são fundamentais para o desenvolvimento acadêmico da criança. Esse trabalho teve como objetivo principal adaptar, aplicar e avaliar um programa de intervenção (embasado em Weber, Salvador e Brandenburg, 2005) para professores visando à melhoria da interação entre professores e alunos do Ensino Fundamental. O estudo foi realizado em uma escola pública nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em um município do Paraná-Brasil. O instrumento de medida utilizado para verificar as interações entre professores e alunos foi o Inventário de Estilos de Liderança do Professor (Batista e Weber, 2015), sendo que 323 alunos responderam o inventário sobre a interação em sala de aula com seus professores (n=14). O Estilo de Liderança predominante identificado na coleta inicial foi o Negligente, indicando que, na percepção dos alunos, seus professores apresentavam baixa responsividade e envolvimento sinalizando a necessidade de intervenções para modificar o estilo de interação de seus professores. A partir dos dados, foi aplicado e avaliado um programa de intervenção com dois grupos independentes, e testado com medida repetida em três etapas (IELP), sendo caracterizado o estudo como experimental. Foram realizados dez encontros coletivos com todos os professores divididos em dois grupos, com duração aproximada de 2h cada, visando sensibilizar e capacitar os professores para melhores relações interpessoais com os seus alunos. Os resultados mostram algumas mudanças positivas em relação aos estilos de liderança dos professores de acordo com a percepção dos alunos. Aumentaram os escores para o Estilo Autoritativo e diminuíram para o Estilo Negligente. Também houve a redução significativa do uso de Controle Coercitivo nas estratégias utilizadas pelos professores para limitar e controlar o comportamento dos alunos para ambos os grupos. A intervenção realizada com professores revela resultados favoráveis à sua utilização para tornar as relações interpessoais na escola mais eficazes e afetivas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Gutstein Nazar, T. C., & Dobrianskyj Weber, L. N. (2018). Qualidade na interação escolar: é possível melhorar o clima na sala de aula. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 2(1), 177–186. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2018.n1.v2.1207
Sección
Artículos

Citas

Altafim, E. R. P., Melchiori, L. E., & Dessen, M. A. (2009). Questionário de caracterização da escola de educação infantil. In L. Weber, M. A. Dessen (Org.). Pesquisando a família. Instrumentos para coleta e análise de dados (1a ed., pp. 160-163). Curitiba: Juruá.

Batista, A. P., & Weber, L. N. D. (2012) Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentais. Psicologia Escolar e Educacional, 16 (2), 299-307.

Batista, A. P., & Weber, L. N. D. (2015). Professores e estilos de liderança: manual para identificalos e modelo teórico para compreendê-los. Curitiba: Juruá.

Baurimd, D. (1966) Effects of Authoritative Parental Control on Child Behavior. Child Development, 37 (1), 887-907.

Bolsoni-Silva, A. T., & Mariano, M. L. (2014). Práticas educativas de professores e comportamentos infantis, na transição ao primeiro ano do Ensino Fundamental. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 14 (3), 814-833.

Correia-Zanini, M. R. G., & Rodrigues, O. M. P. R. (2010). Os efeitos de um curso para professores sobre o comportamento de seus alunos. In Resumos de Comunicação Científica da XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, Curitiba, Brasil, (pp. 23-35). Curitiba, PR: Sociedade Brasileira de Psicologia.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2013). Inventário de habilidades sociais educativas – versão professor (IHSE-Prof): dados psicométricos preliminares. Relatório não publicado.

Dias, M. F (2016). Estilos De Liderança De Professores e Comportamento Acadêmico dos Alunos. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Mariano, M. (2015). Práticas educativas de professores, habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo comparativo, correlacional e preditivo. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Mariano, M., & Bolsoni-Silva, A. T. (2016). Comparações entre práticas educativas de professores, habilidades sociais e comportamentos problema de alunos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 16, 140-160.

Moroz, M., & Luna, S. V. de. (2013). Professor: o profissional do ensino! Reflexões do ponto de vista behaviorista/comportamental. Psicologia da Educação, (36), 115-121.

Pereira, M. E. M., Marinotti, M., & Luna, S. V. (2004). O compromisso do professor com a aprendizagem do aluno: contribuições da análise do comportamento. In M. M. C. Hübner, M. Marinotti, M. (Orgs.). Análise do Comportamento para a Educação - Contribuições recentes (1a ed., pp. 48-65). Santo André: ESETec.

Sidman, M. (1989/2009). Coerção e suas implicações. São Paulo: Livro Pleno.

Skinner, B. F. (1972). Tecnologia do ensino. São Paulo: Herder.

Weber, L. N. D., Salvador, A. P. V. & Brandenburg, O. J. (2009). Escalas de Qualidade na Interação Familiar–EQIF. In L. N. D. Weber, & M. A. Dessen. (Orgs.), Pesquisando a família: instrumentos para coleta e análise de dados (1a. ed., pp.57-68). Curitiba: Juruá.

Zanotto, M. L. B. (2002). Formação de professores: a contribuição da análise do comportamento. São Paulo, Educ.