Idosos & demências: o papel e o contributo de apps

Contenido principal del artículo

Henrique Gil
Sónia Gonçalves

Resumen

Na atual sociedade, cada vez mais digital, tem-se assistido a uma crescente oferta de aplicações digitais (Apps) para as mais diversas áreas. Em relação aos mais idosos, têm surgido Apps que têm como objetivo melhorar a sua qualidade de vida ao proporcionarem condições para um melhor processo de envelhecimento. Neste particular, o processo de envelhecimento promove junto dos idosos crescentes limitações ao nível cognitivo e motor, como consequência de uma degeneração global própria do envelhecimento dos indivíduos. Contudo, têm sido as demências que mais preocupações têm suscitado dado o seu incremento junto dos idosos. Neste sentido, pretende-se apresentar os resultados de uma investigação, de índole qualitativa num estudo exploratório, junto de 11 idososinstitucionalizados,com Declínio Cognitivo Ligeiro e Demência Moderada, numa instituição do concelho de Castelo Branco, que utilizaram as Apps «MemoryLife» e «Jogos de Atenção» com o objetivo de se promoverem estímulos cognitivos a fim de se minimizarem as suas limitações em consequência das suas perdas relacionadas com a doença de Alzheimer. Foram também realizadas entrevistas semiestruturadas a especialistas na área das tecnologias, gerontologia e demências. Os resultados das dez sessões práticas, realizadas três vezes por semana, vieram demonstrar que houve uma melhoria1 devido ao envolvimento direto e participado dosidosos. Estesresultadosforam possíveis porque osidosostiveram uma participação ativa na seleção das Apps utilizadas o que possibilitou uma colaboração mais fácil e mais sistemática. Por outro lado, refere-se também a importância da instituição em propiciar um ambiente colaborativo que permitiu congregar sinergias. Mais se acrescenta que, após a análise de conteúdo, se pode apurar uma unanimidade em se utilizarem recursos digitais que possam ter uma ação positiva junto de idosos com demências. Em suma, as Apps tiveram uma ação positiva denotando-se uma diminuição dos estados de demência dos idosos participantes no estudo, pelo que se aconselha uma utilização mais sistemática das mesmas no sentido de se promover uma maior estimulação cognitiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Gil, H., & Gonçalves, S. (2019). Idosos & demências: o papel e o contributo de apps. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 3(2), 277–288. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v2.1918
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Henrique Gil, Universidad de Extremadura

Age. Comm - Instituto Politécnico de Castelo Branco/Escola Superior de Educação, Portugal
hteixeiragil@ipcb.pt

Sónia Gonçalves, Instituto Politécnico de Castelo Branco / Escola Superior de Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Castelo Branco / Escola Superior de Educação,
Portugal

Citas

Associação Alzheimer Portugal. (2018). Doença de Alzheimer. O que é a Doença? Obtido em 11 de abril de 2018, de http://alzheimerportugal.org/pt/text-0-9-32-18-o-que-e-a-demencia.

Aguirre E, Woods RT, Spector A, Orrel M. (Janeiro de 2013). Cognitive stimulation for dementia: a systematic review of the evidence of effectiveness from randomised controlled trials. Ageing Res, 12, pp. 253-62.

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora. Direção Geral de Saúde. (27 de dezembro de 2011). Norma N.º 053/2011da Direção Geral de Saúde. Abordagem Terapêutica das Alterações Cognitivas. Obtido em 01 de fevereiro de 2019, de https://www.dgs.pt/normasclinicas/normas-clinicas.aspx

Direção Geral de Saúde. (2011). Abordagem terapêutica das Alterações Cognitivas- Departamento da Qualidade na Saúde. Norma n.º 053/2011 de 27/12/2011. Obtido em 01 de fevereiro de 2019, de https://www.dgs.pt/normas-clinicas/normas-clinicas.aspx

Fonseca, A. (2014). Envelhecimento, Saúde e Doença. Lisboa: Coisas de Ler.

Fortin, M. (2003). O processo de Investigação: da conceção à realização (3ª ed.). Loures: Lusociência.

Gil, A. (2005). Metodologia do Ensino Superior (4ª edição ed.). São Paulo: Atlas.

Gil, H. T. (15 de Agosto de 2016). Educação gerontológica na contemporaneidade: a gerontologia, as universidades de terceira idade e os nativo0s digitais. 12.

Gil, H. T. (2017). As Tecnologias digitais e as APPs: contributos e valências para idosos com demências. INFAD Revista de Psicologia, La Psicología hoy: retos, logros y perspectivas de futuro., pp. 77-88.

Gil, H. T. (2018). Cidadania Digital: uma nova condição para a inclusão social dos adultos mais idosos?! Ageing Congress2018 Congresso Internacional sobre o Envelhecimento, (pp. 278-294). Coimbra.

INE, I. N. (2017). Estatísticas Demográficas 2016- Edição 2017. Lisboa: INE, IP.

Katzenstein, T., Schwartz, G., & Morgani, M. (2012). Reflexões sobre aproximação de idosos a tecnologias de informação e comunicação a partir dos arquéotipos Senex e Puer. Kairós- Revista de Gerontologia, 15, pp. 203-219.

Organização Mundial de Saúde (20 de abril de 2017). Obtido em 2018, de Projeto de Plano Mundial de Ação de Saúde Pública: http://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/dementia.

Paúl, C., & Ribeiro, O. (2018). Manual de Envelhecimento Ativo. Lisboa: LIDEL

Ribeiro,J., Almeida, A., & Moreira, A. (2010). A utilização das TIC naeducação dealunoscom necessidades educativas especiais. Porto: Porto Editora.

Sequeira, C. (2010). Cuidar de idosos com dependência física e mental. Lisboa: LIDEL.

Simões, M. R. (2012). Instrumentos de avaliação psicológica de pessoas. RIDEP, 2(34), pp. 09-33. Obtido em 20 de abril de 2019, de http://www.aidep.org/sites/default/files/2019-01/ART%201.pdf

Torres, A. J. (2019). Programa de estimulação cognitiva individual a longa prazo para pessoas com transtorno neurocognitivo leve: estudo piloto. Revista de Neurologia, 68, pp. 281-289.