Envelhecimento e tecnologia nos territórios do interior de Portugal

Contenido principal del artículo

Maria Raquel Patrício
Henrique Gil
Manuel Meirinhos

Resumen

O projeto PerSoParAge- Recursos pessoaisesociais para aautonomia e participação social numasociedade envelhecida, tem o objetivo de desenvolver propostas e ferramentas de análise e intervenção que respondam aos desafios das regiões envelhecidas do interior de Portugal, partindo de uma avaliação do território, nos distritos de Castelo Branco, Guardae Portalegre. O consórcio querepresenta o projeto éformado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Bragança, Câmara Municipal de Castelo Branco e Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. O projeto pretende conhecer os processos e os perfis de envelhecimento das comunidades do interior através da avaliação multidimensional com vista a definir o seu perfil social, funcional e dos recursos disponíveis, assim como identificar as necessidades das organizações destas comunidades. Esta comunicação apresenta os dados da componente de avaliação do conhecimento, utilização e potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação pelas pessoas mais velhas das regiões estudadas. A metodologia utilizada foi de natureza predominantemente quantitativa, com recurso à aplicação de dois inquéritos por questionário, um destinado aos indivíduos dos 50 aos 64 anos e o outro à população com 65 ou mais anos. Este instrumento foi especificamente elaborado para o efeito, validado por especialistas, contendo questões de resposta fechada e aberta. A análise e discussão dos resultados permitirão a construção de conhecimento que responda aos desafios das alterações demográficas sentidas nas regiões abrangidas e o desenvolvimento de estratégias de intervenção e políticas territoriais de envelhecimento, nomeadamente soluções que promovam a utilização das tecnologias digitais e assistivas, no sentido de melhorar a qualidade de vida dos idosos e de promover a sua integração, participação e implicação no desenvolvimento dos territórios.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Patrício, M. R., Gil, H., & Meirinhos, M. (2019). Envelhecimento e tecnologia nos territórios do interior de Portugal. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 3(2), 299–306. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v2.1920
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Maria Raquel Patrício, Universidad de Extremadura

Centro de Investigação em Educação Básica
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Henrique Gil, Age.Comm, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Age.Comm, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Manuel Meirinhos, Centro de Investigação em Educação Básica Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Centro de Investigação em Educação Básica
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Citas

Baltes, P.B. & Smith, J. (2003). New frontiers in the future of aging: from successful aging of the young old to the dilemmas of the fourth age. Gerontology, 49, 123-135.

Bardin, L. (2014). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Batista, H. (2011). A informática social - a inclusão na terceira idade. Castelo Branco: IPCB.

Gil, H. & Galvão, L. (2016). Infoincluir Cidadãos 50+ o contributo formativo da USALBI-Universidade Sénior de Castelo Branco. In Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologias de Información, 11, Gran Canaria, 15-18 de junio: actas. Gran Canaria: AISTI. p. 103-108.

Gil, H. (2015a). A inclusão digital como “passaporte” para uma mais adequada inclusão social dos cidadãos mais idosos. In PASQUALOTTI, Adriano; GIL, Henrique; AMARO, Fausto, org.- Tecnologias de informação no processo de envelhecimento humano. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo. ISBN 978-85-7515-894-4. p. 14-34.

Gil, H. (2015b). Cidadania Digital 65+: Os cidadãos 65+ do concelho de Castelo Branco, as TIC, a e Saúde e o e-Governo Local. Coimbra: Edições Minerva.

INCODE.2030 (março, 2017). Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 - Um programa integrado de competências digitais para Portugal, 2017-2030. Lisboa: Governo de Portugal.

INE. (2017). Sociedade da Informação e do Conhecimento - Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias. Lisboa: Instituto Nacional de Estatística. Jornal Oficial da União Europeia. (2011). Resolução do Conselho sobre uma agenda renovada no domínio da educação de adultos. Jornal Oficial da União Europeia, 2011 dezembro 20, (2011/C 372/01).

Kachar, v. (2010). Envelhecimento e perspectivas de inclusão digital. Revista kairós gerontologia, 13 (2), 131-147.

Patrício, M. R. & Osório, A. (2015). Inclusão digital com aprendizagem intergeracional. In Challenges 2015: Meio Século de TIC na Educação. Braga: Universidade do Minho, Centro de Competência TIC do Instituto de Educação. p. 795-809. ISBN 978-989-97374-3-3.

Patrício, M. R. & Osório, A. (2017). Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida. Eduser - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 9:1, p. 1-12.