A importância do input e output dos pais em crianças bilingues

Contenido principal del artículo

Anabela Fernandes Custódio
Inmaculada Sánchez Casado

Resumen

A quantidade e qualidade de input recebido dos pais é fundamental para que as crianças produzam output, elas recebem informação, processam a informação recebida e produzem conhecimento. Lundquist-Mog e Widlok (2015) mencionam a investigadora Gabriele Kniffka (2013) que explica a aprendizagem de uma língua referindo que o cérebro da criança, ao contactar com uma segunda língua, pelos quatro anos de idade, compartimenta e absorve o input de uma forma criativa, baseando-se nos conhecimentos já adquiridos incluindo os saberes da sua língua materna, define generalizações de forma que vai juntar o novo conhecimento adquirido ao que já aprendeu. A generalização ajuda a criança a desenvolver novas regras gramaticais ou palavras sem sentido tentando arranjar novas formas de se exprimir. A criança serve-se desta estratégia para fazer experimentações como formular ideias e deve ser motivada a falar recebendo da parte do professor o input correto. Para que a criança desenvolva um repertório numa língua estrangeira que lhe conceda as habilidades linguísticas suficientes para se expressar é necessário receber uma grande quantidade de inputs. Esta condição será primordial para que a criança progrida na aprendizagem. Destacam as autoras Lundquist-Mog e Widlok (2015), que o facto de a criança ouvir primeiro leva a crer que quantos mais impulsos auditivos receber, mais será capaz de imitar e de reproduzir. Este estudo desenvolve-se com os progenitores de 31 crianças e tem como objetivo avaliar a importância do input e output dos pais em crianças bilingues. Os progenitores responderam a um questionário sociolinguístico cuja recolha de dados informativos serviu de base para estudar a quantidade de input linguístico que os falantes bilingues recebem em cada uma das suas línguas, assim como a diversidade e a qualidade das fontes de exposição linguística a que têm acesso e que são considerados como fatores intervenientes no processo de aquisição bilingue.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Fernandes Custódio, A., & Sánchez Casado, I. (2021). A importância do input e output dos pais em crianças bilingues. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 1(2), 69–76. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v1.2158
Sección
Artículos

Citas

Abdelilah – Bauer, B. (2012). Le défi des enfants bilingues. Ed. La Découverte,7-9.

Al-Hoorie, A. H. & MacIntyre, P. D. (2020). Contemporary Language Motivation Theory: 60 Years Since Gardner and Lambert (1959). Multilingual Matters.

Baker, C. Wright, W. E. (2021). Foundations of Bilingual Education and Bilingualism. 7th ed. Multilingual Matters.

Boehm, A.E. (2012). Test Boehm de Conceptos básicos.3.

Correia, L. (2017). O efeito da exposição linguística sobre a competência lexical de crianças luso descendentes residentes na Alemanha. Tese de Mestrado em Português, língua não materna: português, língua estrangeira e português língua segunda. Universidade do Minho.

Correia, L. & Flores, C. (2017). The Role of Input Factors in the Lexical. Development of European Portuguese as a Heritage Language in Portuguese-German Bilingual Speakers. Languages, 2 (4), 30. https://doi.org/10.3390/languages2040030

Gabriele, K. & Bärbel, G. (2013). Training TestDaF: Material Prüfungsvorbereitung .Ed. Langenscheidt.

Grosjean, F. (2021). Life as a Bilingual. Cambridge University Press. Lundquist-Mog, A. & Widlok, B. (2015).DLL: DaF für Kinder. Vol. 8. Ed. Ernst Klett Sprachen.

Marôco, J. (2007). Análise Estatística com utilização do SPSS. 3a ed. Eds. Sílabo.

Piaget, J. (1952). The Origins of Intelligence in Children. W.W. Norton & Co.

Vygotsky, L. S. (1934). A construção do pensamento e da linguagem. Martins Fontes.