Reflexoes sobre práticas docentes na escola infantil: a emergência de aprender pela cultura lúdica

Contenido principal del artículo

Isabel Cabrita Condessa

Resumen

É preocupação de qualquer profissional de educação garantir à criança o acesso a aprendizagens de qualidade e orientadas para uma dimensão construtivista, tentando transpor para o seu quotidiano o direito a brincar e a se divertir, já que estas práticas, por inúmeros motivos e todos bem fundamentados, dão robustez à infância de qualquer indivíduo. A preservação da cultura lúdica por uma sociedade e o alcance do bem-estar individual são um recurso essencial na vida da criança com benefícios para a sua educação, sobretudo em momentos conturbados da civilização, como os que atualmente vivemos. Com esta pesquisa, realizada com recurso à análise de dados recolhidos entre 2013 e 2020, em duas fases de estudo (Fase 1 e 2), por aplicação de questionário a 298 profissionais de educação (Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico), tivemos como propósito analisar e comparar as práticas atestadas por estes profissionais no que refere ao recurso propostas lúdicas nas atividades / aulas tendo em vista: a. quer a aquisição da cultura regional; b. quer a aprendizagem de matérias académicas. Este estudo longitudinal solicitou uma análise qualitativa e quantitativa de dados. Os nossos resultados permitiram-nos concluir que embora seja dada importância às práticas lúdicas em contexto de atividade pedagógica, as práticas assumidas por educadoras de infância são mais frequentes e mais sustentáveis. Por sua vez, embora na 1.ª fase do estudo tivesse sido reforçada a tónica da cultura lúdica na aprendizagem de aspetos da cultura regional, na fase seguinte foi revelada a sua importância na implementação do trabalho de cooperação, na troca de opinião e discussão e, por fim, no aumento de motivação para as aprendizagens académicas (com realce na matemática). Face à necessidade de inovação educacional cremos que esta deverá ser uma temática a investir aquando da formação de docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Cabrita Condessa, I. (2022). Reflexoes sobre práticas docentes na escola infantil: a emergência de aprender pela cultura lúdica. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 2(1), 227–234. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2022.n1.v2.2346
Sección
Artículos

Citas

Apalai, A. W., Brito, A.C.U., Custódio, E.S. (2021). O brincar das crianças indígenas no pará: um olhar para as narrativas e vivências do povo Aparai. Reflexão e Ação. 30, 1, 115-131, jan./mai. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index

Brock, A. (2011). O Currículo e a Pedagogia da Brincadeira: uma profusão de perspectivas. In, Brock, A., Dodds, S., Jarvis, P. & Olusoga, Y. (Org.). Brincar: Aprendizagem para a vida (pp. 94-126). São Paulo: Artmed.

Brock, A., Dodds, S., Jarvis, P. & Olusoga, Y. (2011). Brincar. Aprendizagem para a vida. São Paulo: Artmed.

Brougére, G. (2002). A Criança e a Cultura Lúdica In T.M. Kishimoto (Org.). O Brincar e as suas Teorias, pp. 19-32, 3.ª Edição. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Bulhões, P.C. & Condessa, I. C. (2019). A criançae o seu desenvolvimento em atividadeslúdicasefísico-motoras uma reflexão sobre instituições de tempos livres. International Journal of Developmental and Educational Psychology. INFAD Revista de Psicología. 2, 23-32. DOI: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v1.1666

Condessa, I. (2018). A cultura lúdica infantil na escola atual: estão as crianças a ser deixadas para trás?. Revista Zero-a-Seis, 20(38), 272-287. doi:https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p272.

Condessa, M.I. (2012). Marcas da Cultura Regional Açoriana no Currículo da EF no Ensino Básico. In: B. Pereira, A.N. Silva & G. Carvalho (Coordenadores) . Atividade Física, Saúde e lazer. O Valor Formativo do Jogo e da Brincadeira, (pp. 105-115). Braga : CIEC-IE da Universidade do Minho/ FCT.

Dodds, S. (2011). Nós queremos brincar: crianças dos primeiros anos brincando em sala de aula. In Brock, A., Dodds, S., Jarvis, P. & Olusoga, Y.(Org.). Brincar. Aprendizagem para a vida (pp. 193-227). Porto Alegre: Penso.

Ferreira, L.G. (2021) Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. 1, 2, 410-431, out./dez. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed

Jarvis, P., Brock, A., & Brown, F. (2011). Três perspectivas sobre a brincadeira. In A. Brock, S. Dodds, P. Jarvis, & Y. Olusoga (Org.). Brincar: aprendizagem para a vida (pp. 22-60). Porto Alegre: Penso.

Silver, H., Strong, R. & Perini, M. (2010). Inteligência Múltiplas e Estilos de Aprendizagem. Para que todos possam aprender. Porto: Porto Editora: Objetiva.