Práticas físicas, lúdicas e desportivas na escola do 1º ciclo (Des)construindo realidades a partir de momentos de formçao

Contenido principal del artículo

Isabel Cabrita Condessa

Resumen

Para uma educação completa da criança é de extrema importância que na escola do 1.º ciclo do ensino básico se criem oportunidades de aprendizagem variadas e orientadas para o desenvolvimento de capacidades e aquisição de competências “chave”. As áreas de prática física - lúdica e desportiva são fulcrais para as primeiras idades, garantindo à criança o potenciar do seu desenvolvimento físico-motor, emocional, cognitivo e sociais. No recreio escolar, na aula de Educação Física, nas atividades extracurriculares e Escolinhas de Desporto, momentos que muitas vezes decorrem de parecerias existentes com Clubes locais e Associações Desportivas, veremos a criança a adquirir e a desenvolver um repertório de movimento(s) com significado para uma prática futura a realizar ao longo da vida. Ao longo da formação científica e pedagógica de educadores/ professores temos tentado recuperar práticas que decorrem em escolas públicas de uma região, fruto de políticas educativas e desportiva dos últimos anos. Neste estudo qualitativo, o nosso objetivo é conhecer o investimento que é realizado junto da comunidade escolar – formações, cooperações, avaliação, estratégias promotoras e reforço de recursos orientados para práticas físicas, lúdicas e desportivas, tendo em conta as mais recentes necessidades educacionais. Realce-se que ao combate à falta de atividade física quotidiana e ao analfabetismo motor crescentes, fruto de constrangimentos como o excesso de sedentarismo - fruto da dependência de écrans e dos excessos alimentares, acresce atualmente os constrangimentos deixados pelo período pandémico. Este estudo descritivo e interpretativo irá basear-se em narrativas de profissionais, fruto da sua observação em contexto educativo levada acabo por um grupo de estagiários colocados em escolas. Procurámos analisar as observações e reflexões, apresentadas em pequenos estudos empíricos, realizadas aquando da formação inicial de educadores e professores, confrontando-as com documentos normativos e legislativos. Desta análise, consolidamos a perceção de que as Prática Físicas, Lúdicas e Desportivas oferecidas nas Escolas do 1.º Ciclo desta região têm tido um impacto muito favorável na vida dos indivíduos e os educadores (profissionais e familiares) legitimam esse empenho no reforço da educação das suas crianças.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Cabrita Condessa, I. (2024). Práticas físicas, lúdicas e desportivas na escola do 1º ciclo (Des)construindo realidades a partir de momentos de formçao. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 1(1), 219–226. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2024.n1.v1.2656
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Isabel Cabrita Condessa, CIEC, Instituto de Educação da Universidade do Minho FCSH, Universidade dos Açores

CIEC, Instituto de Educação da Universidade do Minho
FCSH, Universidade dos Açores

Citas

Almeida, L.C.M. (2018). O jogo, a motricidade e as aprendizagens da criança: olhares a partir da escola. Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Universidade dos Açores.

Andrade, J.V.A. (2018). Construindo uma escola promotora de atividade física: um estudo em contexto de estágio. Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Universidade dos Açores.

Cardoso, C.S.S. (2017). Educar para agir no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: (re)pensar a atividade física e outros hábitos de vida saudável. Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Universidade dos Açores.

Condessa, M. (2019). A prática física e desportiva no 1º ciclo do ensino básico: falando de modelos sustentáveis para a educação e saúde. Revista Contexto & Educação, 34(108), 189-196.

Condessa, M.I.C. (2015). Educação Física e Desporto para Crianças e Jovens. Boas Práticas: da Educação Física ao Desporto. In Nascimento, J., Souza, E., Ramos, V. & Rocha, J. (Org.). Educação Física e Esporte: convergindo para novos caminhos. Coleção Temas em Movimento. Volume 7, pp: 427-450, UDESC.

Cordeiro, N. O. (2013). Hábitos de vida saudáveis e atividade física em contexto de educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Universidade dos Açores.

Costa, D.F.S. (2019). As expressões e a cultura motora na educação da criança: realidades do ensino em contexto de Educação pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Universidade dos Açores.

Diniz, J., Onofre, M. Carvalho, L. e Mira, J. (2001). A Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma dos Açores. Direcção Regional da Educação Física e do Desporto

Direção Regional da Educação e Formação (2011). Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores. Açores: Secretaria Regional da Educação e Formação – Direção Regional da Educação e Formação.

Matias, H. & Condessa, I. (2011). “The Curricular Physical Education in the Primary School. Analyze a context of teaching”. In Libro de Actas Congreso de la Associácion Internacional de Escuelas Superiores de Educación Física (A Coruña 2010), Colección Congressos, CD 16, 543. Editorial y Centro de Formación Alto Rendimiento.

Metzler, M.W. (2017). Instructional Models for Physical Education. 3nd Edition. Routlege. Portaria n.º 140/2015 de 26 de Outubro de 2015, acedido em: https://portal.azores.gov.pt/documents/37017/1428229/Portaria+n.%C2%BA+140+de+26+de+outubro+de+

+-+Regulamento+Escolinhas+do+Desporto.pdf/de82513b-a0f0-900b-7958-1a01a82053e5?t=1599234465781.Acesso em setembro de 2020.

Rossetti-Ferreira et al. (2008). Rede de Significações e o estudo do Desenvolvimento Humano. Artmed.

Santos, R., Moreira, P. & Mota, J. (2008). Carta da Condição Física dos Cidadãos da Região Autónoma dos Açores. CIASL-FD/UP e DRD-RAA.

Seabra, A. (2017). A Atividade Física em crianças e adolescentes. Um comportamento decisivo para um estilo de vida saudável. Revista Factores de Risco, 12(44), 9-20.

UNICEF (2019). Convenção sobre os Direitos da Criança e Protocolos Facultativos. Portugal: Comité Portugês para a UNICEF, acedido em https://www.unicef.pt/media/2766/unicef_convenc-a-o_dos_direitos_da_crianca.pdf. Acesso em setembro de 2023.