Inclusão de um aluno com perturbação do espectro do autismo na sala de aula

Contenido principal del artículo

Anabela Panao Ramalho
Susana Oliveira

Resumen

O presente comunicação propõe-se apresentar um projeto de intervenção que envolveu uma reflexão teórica e uma componente prática sobre a inclusão na sala de aula regular de um aluno com Perturbação do Espectro do Autismo. O mundo da criança autista inquieta profissionais de educação e pais. Olhar para este mundo como um todo, não é só interpretar interesses, necessidades, capacidades e ritmos de aprendizagem, é, também, olhar reflexivamente para o contexto familiar e educacional. “Conviver com o autismo é abdicar de uma só forma de ver o mundo, é percorrer caminhos que nos conduzem a uma múltipla forma de ver esse mesmo mundo, é, sem dúvida, falar e ouvir uma outra linguagem!” (Cavaco, 2009, p.129) O Sistema Educativo Português, empenhado em responder às necessidades específicas das crianças e jovens com Perturbação Autista, concebeu um enquadramento legal permitindo criar as recentes unidades de ensino estruturado, que através de metodologias de intervenção adequadas, potencia as áreas e capacidades comprometidas. Neste contexto é nossa intenção apresentar parte dos resultados do projeto de intervenção da inclusão de um aluno com Perturbação do Espectro do Autismo no ensino regular.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Panao Ramalho, A., & Oliveira, S. (2014). Inclusão de um aluno com perturbação do espectro do autismo na sala de aula. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 1(1), 87–92. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v1.351
Sección
Artículos

Citas

Cavaco, N. (2009). O Profissional e a Educação Especial: Uma abordagem sobre o Autismo (1ª edição). Málaga: Editorial Novembro.

Pereira, M.C. (2005). Autismo - Uma Perturbação Pervasiva do Desenvolvimento. Vila Nova de Gaia: Gailivro.

Yin, Robert (1994). Case Study Research: Design and Methods (2ª edição). Thoussand Oa Ks, Ca: Sage Publications.

Yin, Robert (2010). Estudo de caso: Planejamento e métodos (4ª edição). Porto Alegre: Artmed Editora.