A importância do projeto de educação para a saúde e a sua aplicação em meio escolar

Contenido principal del artículo

Aldina Mª Santos Ribeiro
Anabela Da Silva Coutinho

Resumen

A saúde escolar, durante o século XX, tem estado sujeita a diversas reformas. Entretanto, mudanças significativas ocorreram nos sistemas de saúde e de educação. No Sistema Educativo, novos desafios se colocam: a par do trabalho de transmissão de conhecimentos organizados em disciplinas, a escola deve, também, educar para os valores, promover a saúde, a formação e a participação cívica dos alunos, num processo de aquisição de competências que sustentem as aprendizagens ao longo da vida e promovam a autonomia. Através de várias legislações ao longo dos cem anos e reformas respectivas, surgem intervenções prioritárias na saúde escolar através do Ministério da Educação, tais como vacinação, oral, alimentar, segurança, físico, ambiental. A Educação para a Saúde é uma mais-valia para a melhoria da qualidade de vida de todos os alunos. O programa existente da Educação para as Saúde informa e procura promover, incutir, prevenção, a intervenção hábitos e comportamentos relacionados com uma vida saudável a nível física, intelectual, mental e social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Santos Ribeiro, A. M., & Da Silva Coutinho, A. (2014). A importância do projeto de educação para a saúde e a sua aplicação em meio escolar. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 1(1), 211–214. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v1.364
Sección
Artículos

Citas

Rocha, A., Marques, A., Figueiredo, C., Almeida, C., Batista, I., Almeida, J. (2011).

Evolução da Saúde Escolar em Portugal: Revisão Legislativa no Âmbito da Educação.

Millenium, 41 (julho/dezembro). pp. 69‐87. Bibliografia: Rocha, A., Marques, A., Figueiredo, C., Almeida, C., Batista, I., Almeida, J. (2011).

Evolução da Saúde Escolar em Portugal: Revisão Legislativa no Âmbito da Educação.

Bibliografia: Rocha, A., Marques, A., Figueiredo, C., Almeida, C., Batista, I., Almeida, J. (2011).

Evolução da Saúde Escolar em Portugal: Revisão Legislativa no Âmbito da Educação.