Os conflitos interpessoais no brasil e as violências escondidas

Contenido principal del artículo

Telma P. Vinha

Resumen

No cotidiano da escola, educadores deparam-se frequentemente com situações em que a falta de ética é sentida e permeada, muitas vezes, pela violência, indisciplina, transgressões ou por incivilidades que fazem perpetuar na escola uma relação de desrespeito e falta de cidadania. Tanto os alunos quanto os funcionários e profissionais em educação são afetados por tal situação. Os educadores alegam estar intimidados e desmotivados diante das constantes situações de conflitos, sentindo-se, em geral, despreparados e inseguros para intervir de forma mais construtiva, pautando suas ações principalmente no senso comum, visto que poucos estudaram essas questões em cursos de formação. Esses profissionais,em sua maioria, não diferenciam os diferentes tipos de problemas de convivência presentes no cotidiano da escola, empregando, independentemente do problema, intervenções que visam principalmente a contê-los ou evitá-los. Não concebem os conflitos como pedagógicos, ou seja, como oportunidades para trabalhar os valores morais e a necessidade das regras, favorecendo o desenvolvimento da autorregulação, o reconhecimento das perspectivas envolvidas e a busca de soluções mais cooperativas. Sem espaços para discussão e para a resolução dialógica dos conflitos interpessoais, nem para a aprendizagem da democracia, crianças e adolescentes não desenvolvem estratégias de negociação mais assertivas e respeitosas, sendo apresentados como transgressores a uma ordem instituída.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
P. Vinha, T. (2014). Os conflitos interpessoais no brasil e as violências escondidas. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 7(1), 323–332. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v7.803
Sección
Artículos

Citas

Aiello, S. S. (2012). O desenvolvimento moral na escola: a formação do professor. Trabalho de Iniciação Científica. Faculdade de Educação da Unicamp/FAPESP. Campinas.

Apeoesp (2013). Violência nas escolas: o olhar dos professores. http://www.apeoesp.org.br/d/sistema/publicacoes/.../violencia-apeoesp-web.pdf

Bataglia, P. U. R., Zechi,J. A. M.&Menin, M. S. S. (2013).Projetos bem-sucedidos de educação em valores: relatos de escolas públicas brasileiras. São Paulo: Cortez.

Biondi, R.(2008). SAEB. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)/Ministério da Educação e do Desporto. Brasília: MEC/SEF. http://www.inep.gov.br/basica/saeb/ (12 mar. 2008).

Borges, L. S. (2011).Moralidade e valor da vida: um estudo de adolescentes em situação de risco psicossocial. Tese de Doutorado em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

Brasil (1997). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF.

Brasil (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/Leis/L9394.htm (3 jan. 2012).

Camacho, L. M. Y. (2001). As sutilezas das faces da violência nas práticas escolares de adolescentes. Educação e Pesquisa, 27(1), 123-140.

Cambricoli, F. (2013). Crescem casos de violência em escolas estaduais de SP. Jornal Agora. http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u1260167.shtml (12 abr. 2013).

Cuzin, M. I. (2008).As relações interpessoais à luz do psicodrama. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Debarbieux, É. (2006). Violência na escola. Um desafio mundial? Lisboa: Instituto Piaget.

Dedeschi, S. C. C. (2011). Bilhetes reais e/ou virtuais: uma análise construtivista da comunicação entre escola e família. Dissertação de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação Unicamp, Campinas.

La Taille, Y. (2006). Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed.

Laterman, I. (2002). Incivilidade e autoridade no meio escolar. Em Reunião Anual da Associação

Nacional de Pós-graduação em Educação (ANPED), 25, Caxambu, Florianópolis, ANPED/UFSC.

Leme, M. I. S. (2006).Convivência, conflitos e educação nas escolas de São Paulo. São Paulo: ISME.

Leme, M. I. S. (2004). Educação: o rompimento possível do círculo vicioso da violência. Em: Maluf, M. R. (org.). Psicologia educacional: questões contemporâneas (pp. 163-185). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Lucatto, L. C. (2012).Justiça restaurativa na escola: um olhar da psicologia moral. Dissertação de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas.

Malta Campos, M. (2008).A qualidade da educação sob o olhar dos professores. São Paulo: Organização dos Estados Ibero-Americanos/Fundação SM.

Ramos, A. M. (2013).As relações interpessoais em classes difíceis e não difíceis do ensino fundamental II: um olhar construtivista. Tese de Doutorado em Psicologia Educacional, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Tognetta,L.R.P., Domiciano, C.A., Grana,K.M., Rossi, R.&Sampaio,V.C.S. (2010).Um panorama geral da violência na escola e o que se faz para combatê-la.Campinas: Mercado de Letras.

Udemo (2001). Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo. Violência nas escolas:incidência, causas, consequências e sugestões. http://www.siraque.com.br/site/pdf/viol-escola.pdf (26fev.2013).

Vasconcelos, M. S. (2005).Indisciplina no contexto escolar: estudo a partir de representações de professores do ensino fundamental e médio. Apresentação de trabalho. Florianópolis: ANPEP.

Vinha, T. P. (2003). Os conflitos interpessoais na relação educativa. Tese de Doutorado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Vinha, T. P.&Tognetta, L. R. P. (2009). Construindo a autonomia moral na escola: os conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores. Revista Diálogo Educacional, 9(28), 525-540.

Waiselfis, J.J. (2013).Mapa da violência 2013. Homicídios e juventude no Brasil.http://mapadaviolencia.org.br/mapa2013_jovens.php