Grupo de apoio social para mães de crianças diagnosticadas com TDAH

Contenido principal del artículo

Daniele de Fátima Kot Cavarzan
Denise de Camargo
Denise de Camargo
Denise de Camargo

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar a análise das repercussões de um grupo de apoio social nas práticas educativas de mães de crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O pressuposto é que o conhecimento científico sobre o transtorno e o compartilhamento do conhecimento prático refletido adquirido pelas famílias dessas crianças têm grande relevância no desempenho de seus papeis como mediadoras da auto-regulação do comportamento dos seus filhos. Caracteriza-se como uma pesquisa intervenção, alinhada com os estudos de prática e orientada pelos fundamentos ontológicos e epistemológicos da psicologia histórico cultural. O grupo de apoio social, moderado pela pesquisadora, foi o instrumento de interação entre as mães. A análise foi feita por meio da construção de núcleos de significação das falas das mães durante o processo de desenvolvimento dos encontros do grupo e das entrevistas semiestruturadas individuais realizadas antes e após o término dos encontros do grupo. Constatou-se que o grupo de apoio social favoreceu a vivência de sentimentos positivos e propiciou um espaço de troca de práticas e conhecimentos. Assim, as repercussões foram positivas com relação às práticas e aos significados atribuídos pelas mães às crianças e a elas mesmas, com reflexos no desempenho de seus papeis de mediadoras do comportamento dos seus filhos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Kot Cavarzan, D. de F., de Camargo, D., de Camargo, D., & de Camargo, D. (2017). Grupo de apoio social para mães de crianças diagnosticadas com TDAH. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 3(1), 93–102. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2017.n1.v3.978
Sección
Artículos

Citas

Aguiar, W. M. J., & OzellaA, S. (2013). Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. bras. Est. pedag., Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322

Alami, S. (2010). Os métodos qualitativos. Tradução de Luis Alberto S. Peretti. Petrópolis, RJ: Vozes.

Alvarenga, P. & Piccinini, C. A. (2009) Práticas educativas maternas e indicadores do desenvolvimento social no terceiro ano de vida. Psicologia: Reflexão e Crítica.22(2), 191-199.

Amaral, A. Guerreiro, M. (2001). Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: Proposta de avaliação neuropsicológica para diagnóstico. Arq Neuropsiquiatr.

Bendilatti, L. (2014). Dinâmicas e técnicas para trabalhar com grupos - Dinâmicas passo a passo. São Paulo.

Calisto. J. (s.d). O poder da comunicação entre pais e filhos. http://www.clicfilhos.com.br/ler/971O_poder_da_comunica%C3%A7%C3%A3o_entre_pais_e_filhos.

Desiderio, R. C. S. & Miyazaki, M.C. O. S. (Junho de 2007). Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH): orientações para a família. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 11, n.1.

Blog Educa Sempre (27 de Julho de 2013). Educa sempre. https://www.youtube.com/watch?v=EdaG4xDkRE.

Eidt, N. M. & Tuleski, S. C. (Janeiro/Abril de 2010) Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.139.

Gonzélez R. (2005). Pesquisa Qualitativa em Psicologia: Caminhos e Desafios. Tradução: Marcel Aristides Ferrada Silva. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Meira, M. E. M. (Junho de 2012). Para uma crítica da medicalização na educação. V. 16, n. 1. Psicol. Esc. Educ., Maringá.

Rolfsen, A. B. & Martinez, C. M. S. (2008). Programa de intervenção para pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: um estudo preliminar. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. Vol.18, n.39, pp. 175-188. ISSN 0103-863X.