A psicologia simplificada versus espiritualidade

Contenido principal del artículo

María Lapa Esteves

Resumen

Num mundo cada vez mais dinâmico, mais agitado, onde o tempo atinge valores acima dos especulativos valores do barril do crude, impera a necessidade de uma saúde mental como porte estandarte de um todo bem físico, emocional, energético e espiritual para que o individuo se possa dizer saudável, em equilíbrio! Assim importa hojerefletirmos mais umavez, de uma forma consciente, sem tabus, preconceitos ,cegueiras ideológicas, ou pragmatismos e dogmas científico, numa linha que promovo e denomino de psicologia simplificada, em ligação com a psicologia positiva. Esta revisão vai assim ao encontro de uma interligação e numa procura de extrair o melhor que uma visão suficientemente metodológica científica beneficia ao cruzar os diferentes conhecimentos com a vasta sabedoria também adquirida pelo desenvolvimento espiritual. Busca-se esta relação numa análise despretensiosa de analisarmos a psicologia numa interação dos conhecimentos de S. Tomás de Aquino_O ofício do sábio é contemplar a verdade, julgar os princípios, ordenar todas as coisas e apontar todos oserros_ (in Oficio do Sabio); visando uma vida com maior qualidade, mais consciência, mais felicidade, maior tranquilidade, num equilíbrio que se deseja cada vez mais: físico, psicológico e espiritual. Todos nós podemos ser sábios e o psicólogo clínico está cá para ajudar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Lapa Esteves, M. (2022). A psicologia simplificada versus espiritualidade. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 2(1), 241–244. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2022.n1.v2.2348
Sección
Artículos

Citas

AQUINO, S.T. (1995). O ente e a essência. S. Paulo: Vozes.

DAMÁSIO, A. (2010). O livro da consciência. A construção do cérebro consciente. Maia: Círculo Leitores - temas e debates.

GRAY, J. (2021). Filosofia Felina. Os gatos e o sentido da vida. Lisboa: Editorial Presença. HENRIQUES, M & Barros, N. (2013) Olá consciência! Lisboa: Editora Objetiva.

RIBEIRO, F. (2007). Jung. A consciência do nosso eu. Lisboa: Planeta Editora.

SPADARO, A. (2013). A esperança. Quem é Jorge Mario Bergoglio. Lisboa: Paulus Editora. Coleção diálogos de Fé.