Estratégia de atenção à saúde do estudante: experiência em uma universidade brasileira

Contenido principal del artículo

Henrique Cesar Cardoso do Couto
Aline da Costa Jerônimo

Resumen

Discussões sobre serviços públicos de saúde no Brasil têm sido largamente difundidas, principalmente relacionadas às dificuldades de acesso, às discrepâncias entre a legislação e a realidade, entre a implantação e a implementação, existência de grandes filas de espera para atendimento, entre outras questões. Neste sentido, este trabalho busca discorrer sobre a constituição do Acolhimento enquanto uma proposta de trabalho em clínica-escola de psicologia, almejando o enfrentamento do acesso aos serviços de saúde psicológica e, simultaneamente, contribuindo com a formação do psicólogo. O Acolhimento é realizado pelos estagiários do projeto de extensão “Clínica de Psicologia: um olhar em atenção à saúde do estudante”. Este projeto é voltado ao atendimento psicossocial da comunidade discente da Universidade Federal do Pará, campus Belém e desenvolve suas atividades nas dependências da clínica-escola da instituição. O acolhimento é a primeira escuta ofertada ao discente que procura a clínica-escola e, em geral, é também a primeira experiência do estudante com alguma modalidade de atendimento psicológico. Deste modo, a reflexão proposta é a de que o Acolhimento se baseia no conceito de clínica ampliada e no trabalho interdisciplinar entre a Psicologia, Serviço Social e Psiquiatria. Quanto à contribuição da psicologia, orientada pelo referencial psicanalítico, destacamos duas possibilidades de colaboração: a compreensão freudiana sobre o início do tratamento e o conceito de transferência. Por fim, destacamos que a grande característica do Acolhimento é sua proposta interdisciplinar, bem como sua contribuição para a formação do Psicólogo, uma vez que o Acolhimento se apresenta como um rico campo de escuta supervisionada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Cardoso do Couto, H. C., & da Costa Jerônimo, A. (2019). Estratégia de atenção à saúde do estudante: experiência em uma universidade brasileira. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 5(1), 189–196. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n1.v5.1583
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Henrique Cesar Cardoso do Couto, Universidad de Extremadura

Profesora Departamento de Psicología y Antropología

Facultad de Educación
Universidad de Extremadura

Citas

Amaral, A. E. V., Luca, L., Rodrigues, T. D. C., Leite, C. D. A., Lopes, F. L., & Silva, M. A. D. (2012). Serviços de psicologia em clínicas-escola: revisão de literatura. Boletim de Psicologia, 62(136), 37-52.

Campos, G. W. (1997). A clínica do sujeito: por uma clínica reformulada e ampliada. Campinas: DMPS. Unicamp.

Chupel, C. P., & Mioto, R. C. T. (2010). Acolhimento e Serviço Social: contribuição para a discussão das ações profissionais no campo da saúde. Serviço Social e Saúde, 9(2), 37-59.

DECRETO No 53.464, DE 21 DE JANEIRO DE 1964. Regulamenta a Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, que dispõe sobre a profissão de psicólogo. Recuperado a partir de http://www.planalto.

gov.br/ccivil_03/decreto/1950-1969/D53464.htm

FIORINI, H. J. (1987). A primeira entrevista em Psicoterapia Breve. In Teoria e técnica de psicoterapias.

FREUD, S. (1969). Sobre o início do tratamento (Novas recomendações sobre a Técnica da Psicanálise I) (1913). In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.

______. (1969b) A dinâmica da transferência. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.

Hegenberg, M. (2013). Psicoterapia breve. Casa do Psicólogo.

Lemgruber, V. B. (1984). Psicoterapia breve: a técnica focal. In Psicoterapia breve: a técnica focal.

Marcos, C. M. (2011). Reflexões sobre a clínica-escola, a psicanálise e sua transmissão. Psicologia clínica, 23(2), 205-220.

Schmidt, M. B., & Figueiredo, A. C. (2009). Acesso, acolhimento e acompanhamento: três desafios para o cotidiano da clínica em saúde mental. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund, 12(1), 130-140p.