Práticas físicas, lúdicas e desportivas na escola do 1º ciclo (Des)construindo realidades a partir de momentos de formçao

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Isabel Cabrita Condessa

Laburpena

Para uma educação completa da criança é de extrema importância que na escola do 1.º ciclo do ensino básico se criem oportunidades de aprendizagem variadas e orientadas para o desenvolvimento de capacidades e aquisição de competências “chave”. As áreas de prática física - lúdica e desportiva são fulcrais para as primeiras idades, garantindo à criança o potenciar do seu desenvolvimento físico-motor, emocional, cognitivo e sociais. No recreio escolar, na aula de Educação Física, nas atividades extracurriculares e Escolinhas de Desporto, momentos que muitas vezes decorrem de parecerias existentes com Clubes locais e Associações Desportivas, veremos a criança a adquirir e a desenvolver um repertório de movimento(s) com significado para uma prática futura a realizar ao longo da vida. Ao longo da formação científica e pedagógica de educadores/ professores temos tentado recuperar práticas que decorrem em escolas públicas de uma região, fruto de políticas educativas e desportiva dos últimos anos. Neste estudo qualitativo, o nosso objetivo é conhecer o investimento que é realizado junto da comunidade escolar – formações, cooperações, avaliação, estratégias promotoras e reforço de recursos orientados para práticas físicas, lúdicas e desportivas, tendo em conta as mais recentes necessidades educacionais. Realce-se que ao combate à falta de atividade física quotidiana e ao analfabetismo motor crescentes, fruto de constrangimentos como o excesso de sedentarismo - fruto da dependência de écrans e dos excessos alimentares, acresce atualmente os constrangimentos deixados pelo período pandémico. Este estudo descritivo e interpretativo irá basear-se em narrativas de profissionais, fruto da sua observação em contexto educativo levada acabo por um grupo de estagiários colocados em escolas. Procurámos analisar as observações e reflexões, apresentadas em pequenos estudos empíricos, realizadas aquando da formação inicial de educadores e professores, confrontando-as com documentos normativos e legislativos. Desta análise, consolidamos a perceção de que as Prática Físicas, Lúdicas e Desportivas oferecidas nas Escolas do 1.º Ciclo desta região têm tido um impacto muito favorável na vida dos indivíduos e os educadores (profissionais e familiares) legitimam esse empenho no reforço da educação das suas crianças.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Atala
Artículos
##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

CIEC, Instituto de Educação da Universidade do Minho
FCSH, Universidade dos Açores

Erreferentziak

Almeida, L.C.M. (2018). O jogo, a motricidade e as aprendizagens da criança: olhares a partir da escola. Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Universidade dos Açores.

Andrade, J.V.A. (2018). Construindo uma escola promotora de atividade física: um estudo em contexto de estágio. Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Universidade dos Açores.

Cardoso, C.S.S. (2017). Educar para agir no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: (re)pensar a atividade física e outros hábitos de vida saudável. Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Universidade dos Açores.

Condessa, M. (2019). A prática física e desportiva no 1º ciclo do ensino básico: falando de modelos sustentáveis para a educação e saúde. Revista Contexto & Educação, 34(108), 189-196.

Condessa, M.I.C. (2015). Educação Física e Desporto para Crianças e Jovens. Boas Práticas: da Educação Física ao Desporto. In Nascimento, J., Souza, E., Ramos, V. & Rocha, J. (Org.). Educação Física e Esporte: convergindo para novos caminhos. Coleção Temas em Movimento. Volume 7, pp: 427-450, UDESC.

Cordeiro, N. O. (2013). Hábitos de vida saudáveis e atividade física em contexto de educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Universidade dos Açores.

Costa, D.F.S. (2019). As expressões e a cultura motora na educação da criança: realidades do ensino em contexto de Educação pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Universidade dos Açores.

Diniz, J., Onofre, M. Carvalho, L. e Mira, J. (2001). A Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma dos Açores. Direcção Regional da Educação Física e do Desporto

Direção Regional da Educação e Formação (2011). Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores. Açores: Secretaria Regional da Educação e Formação – Direção Regional da Educação e Formação.

Matias, H. & Condessa, I. (2011). “The Curricular Physical Education in the Primary School. Analyze a context of teaching”. In Libro de Actas Congreso de la Associácion Internacional de Escuelas Superiores de Educación Física (A Coruña 2010), Colección Congressos, CD 16, 543. Editorial y Centro de Formación Alto Rendimiento.

Metzler, M.W. (2017). Instructional Models for Physical Education. 3nd Edition. Routlege. Portaria n.º 140/2015 de 26 de Outubro de 2015, acedido em: https://portal.azores.gov.pt/documents/37017/1428229/Portaria+n.%C2%BA+140+de+26+de+outubro+de+

+-+Regulamento+Escolinhas+do+Desporto.pdf/de82513b-a0f0-900b-7958-1a01a82053e5?t=1599234465781.Acesso em setembro de 2020.

Rossetti-Ferreira et al. (2008). Rede de Significações e o estudo do Desenvolvimento Humano. Artmed.

Santos, R., Moreira, P. & Mota, J. (2008). Carta da Condição Física dos Cidadãos da Região Autónoma dos Açores. CIASL-FD/UP e DRD-RAA.

Seabra, A. (2017). A Atividade Física em crianças e adolescentes. Um comportamento decisivo para um estilo de vida saudável. Revista Factores de Risco, 12(44), 9-20.

UNICEF (2019). Convenção sobre os Direitos da Criança e Protocolos Facultativos. Portugal: Comité Portugês para a UNICEF, acedido em https://www.unicef.pt/media/2766/unicef_convenc-a-o_dos_direitos_da_crianca.pdf. Acesso em setembro de 2023.