Jogo guiado: das instruções à criatividade ao construir automata
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Resumo
Brincar é uma atividade muito importante para o desenvolvimento infantil e há evidências de que pode ser um valor adicional quando utilizada para fins educacionais. Estudos sobre a integração do brincar na educação apontam para a importância que pode assumir o papel do professor, a saber, na forma como sustenta e orienta a atividade lúdica. No entanto, há também falta de acordo sobre como orientar o brincar das crianças e o impacto dessas orientações no desenvolvimento das próprias atividades e nas competências promovidas. Dadas as características dos autómatos, especialmente o facto de incluírem uma narrativa e um mecanismo, podem ser usados numa pedagogia baseada no brincar, para implementar atividades relacionadas com a planificação e construção de brinquedos e para promover competências como observação, resolução de problemas, criatividade. O principal objetivo do projeto Erasmus+ AutoSTEM é explorar o potencial dos ‘brinquedos que mexem’ para promover a motivação pelas áreas STEM (CTEM, em português) nos primeiros anos de escolaridade. Este trabalho tem como objetivo descrever os principais objetivos e recursos do projeto AutoSTEM, incluindo a descrição de uma oficina para construir um brinquedo com um mecanismo deslizante, denominado Jelly Bird. Os procedimentos envolveram a apresentação e observação do brinquedo, instruções detalhadas sobre como construí-lo, a decoração e a elaboração de uma narrativa sobre o mesmo. Participaram na atividade 23 crianças do 2º ano do ensino básico. A análise dos protótipos mostra que todos estão construídos de forma adequada, tendo também surgido algumas ideias alternativas à proposta inicialmente apresentada, bem como uma diversidade de narrativas. Estes dados sugerem que as instruções potenciaram a construção do protótipo, mas não inibiram a criatividade do trabalho desenvolvido.
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Referências
Hadani, H., & Rood, E. (2018). The roots of STEM success: Changing early learning experiences to build lifelong thinking skills. Sausalito, CA: Center for Childhood Creativity.
Weisberg, D. S., Hirsh-Pasek, K., Golinkoff, R. M., Kittredge, A. K., & Klahr, D. (2016). Guided play: Principles and practices. Current Directions in Psychological Science, 25, 177-182