Contrato psicológico: formalização da linguagem

Contenido principal del artículo

José Manuel Magno Lopes
Florencio Vicente Castro

Resumen

Marco Conceptual: Um aspeto fundamental no estudo do contrato psicológico é proporcionar um amplo modelo de análise, pela compreensão das perceções, emoções e comportamentos dos indivíduos, bem como o momento e contextos em que aqueles ocorrem, com o propósito de intervir em relacionamentos que promovam um alto comprometimento entre as partes.

Objetivos: A literatura corrente, de onde se destacam autores como Rousseau e Guest, apresenta alguns modelos do contrato psicológico aplicáveis em contextos específicos, assim como instrumentos metodológicos de acesso aos dados aplicáveis em contextos considerados para o efeito. Não descurando a conformidade de cada um importa desenvolver um modelo que registe, leia, interprete e devolva um sistema de informação que considere todas as formas de comunicação e não esteja dependente do tempo ou espaço para recolha de dados, ou seja, um sistema que registo qualquer forma de expressão do indivíduo a todo o tempo.

Método: No âmbito de um Projeto que nos propomos desenvolver, este trabalho, em particular, é essencialmente de cariz qualitativo que estuda os requisitos da linguagem formal, com principal incidência de Chomsky, pelo desenvolvimento de uma gramática própria associada a um modelo de genérico de contrato psicológico pela sistematização da informação.

Resultados: Tomamos como proposição que uma linguagem é composta por um conjunto de símbolos (léxico) que usa um conjunto de regras (sintaxe) para que seja percebida por uma determinado grupo. A análise e interpretação da semântica formal pode integrar um conjunto de regras de transformação que possam ser interpretados como regras válidas de inferência, um conjunto de axiomas ou a coexistência de ambos. Conclusão: Esta investigação procura enraizar um protocolo informal de comunicação através de uma estrutura formal de uma linguagem que interprete e dê significado semântico à simbologia da linguagem do contrato psicológico com o apoio de um sistema de informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Magno Lopes, J. M., & Vicente Castro, F. (2017). Contrato psicológico: formalização da linguagem. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 3(1), 367–376. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2017.n1.v3.1004
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

José Manuel Magno Lopes, Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Politécnico de Leiria

Professor Adjunto Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Politécnico de Leiria

Citas

Bernardes, M. E. M. (2008). Transformação do pensamento e da linguagem na aprendizagem de conceitos. Psicologia da Educação, 26, 67-85.

Correia, R., & Mainardes, E. W. (2010). O desenvolvimento do contrato psicológico orientado para desempenhos de elevado rendimento. PSICO, 41, 266-277.

Côrtes, L. L., & Silva, J. R. G. (2006). Construção de contratos psicológicos de indivíduos que ingressam em organizações do sector público no atual contexto brasileiro: Estudo de caso de uma empresa estatal. Paper presented at the 30º Encontro da ANPAD, Salvador, Brasil.

Fisher, B. A., & Adams, K. L.(1994). Interpersonal Communication: Pragmatics of Human Relationships. McGraw-Hill.

Goleman, D. (2010). Inteligência emocional (15 ed.). Lisboa: Círculo de Leitores.

Guest, D. E. (2004). Flexible employment contracts, the psychological contract and employee outcomes: An analysis and review of the evidence. International Journal of Management Reviews, 5, 1-19.

Herriot, P. & Pemberton, C. (1997). Facilitating new deals. Human Resource Management Journal, 7, 45-56.

Gomes, J. F., Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., & Marques, C. A. (2008). Manual de gestão de pessoas e do capital humano. Lisboa: Edições Sílabo.

Magno, J. (2014). Contrato Psicológico na Relação Professor-Aluno no Ensino Superior. (Tese de doutoramento), Departamento Psicología y Antropologia : Universidade de Extremadura, Badajoz.

Novaes, M. V. (2007). A importância da motivação para o sucesso das equipes no contexto organizacional. Revista Científica de Psicologia, 1(1), 130-150.

Paraíso, I. (2012). Política de austeridad y contrato psicológico en la Administración Pública. (Tese de doutoramento), Departamento Psicología y Antropologia : Universidade de Extremadura,Badajoz.

Robinson, S., & Rousseau, D. (1994). Violating the psychological contract: not the exception but the norm. Journal of Organizational Behavior, 15, 245-259.

Rousseau, D. M. (1989). Psychological and implied contracts in organizations. Employee Responsibilities and Rights Journal, 2(2), 121-139.

Rousseau, D. M. (1995). Psychological contracts in organizations: Understanding written and unwritten agreements. Thousand Oacks: SAGE.

Schultz, D., & Schultz, S. (2005). História da psicologia moderna (8 ed.). São Paulo: Thomson.

Scotti, S. (1994). A linguagem e os processos mentais. Revista de Ciências Humanas, 12.6, 63-76.

Veiga, F. H. (Orgs), Pereira, A., Carvalho, C., Goulão, F., Marinha, F., Oliveira, I., Faria, L., Taveira, C., Bahia, S., Raposo, S., & Caldeira, S. (2016/2017). Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação, Motivação para o Desempenho Académico. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.