Conhecimento das mães acerca do uso da chupeta, amamentação e desenvolvimento da criança

Contenido principal del artículo

Dulce María Pereira García Galvão
Mónica Patricia dos Santos Ferreira
Océane Rose Gomes Alves
Rosa María Correia Jerónimo Pedroso

Resumen

O uso de chupeta é actualmente considerado um problema de Saúde Pública ao se constituir um dos determinantes principais que conduzem as mães a interromper precocemente a amamentação e pelo impacto negativo no desenvolvimento infantil. Objetivos: Explorar o conhecimento das mães sobre o efeito do uso da chupeta no processo da amamentação e desenvolvimento da criança; Identificar os factores que levaram as mães que amamentam ou amamentaram na introdução da chupeta aos filhos; Caracterizar o peso relativo evocado pelas mães que levam ao uso da chupeta no processo de amamentação e no desenvolvimento da criança; Relacionar o conhecimento das mães que amamentam ou amamentaram e cujos filhos usaram ou não chupeta sobre a sua influência no processo de amamentação e desenvolvimento da criança. Participantes e Métodos: Estudo descritivo-correlacional, segundo a metodologia quantitativa, junto de mães de crianças que amamentaram ou que ainda se encontravam a amamentar, cujos filhos frequentavam creches públicas ou privadas, situadas em meio urbano ou rural do distrito de Coimbra, através da aplicação de um Questionário, entre Abril e Junho/2016. Tratou-se os dados por computador e utilizou-se a estatística descritiva no tratamento da informação. Resultados: Grande percentagem de mães referiu que os filhos usaram chupeta, com início no primeiro dia de vida, por opção própria ou aconselhamento de um profissional de saúde. Percentagem elevada tomou a decisão da sua introdução por opção própria, para acalmar o filho. Houve grande dispersão de respostas relativamente à idade adequada para a retirar. Pequena percentagem revelou conhecimento sobre o impacto negativo no desmame precoce, processo de amamentação e desenvolvimento infantil.

Conclusões: As mães não possuem uma globalidade de conhecimentos essenciais sobre a influência da chupeta no processo de amamentação e desenvolvimento infantil. É necessário apostar na formação dos profissionais de saúde para a transmissão de informações às mães.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Pereira García Galvão, D. M., dos Santos Ferreira, M. P., Gomes Alves, O. R., & Correia Jerónimo Pedroso, R. M. (2018). Conhecimento das mães acerca do uso da chupeta, amamentação e desenvolvimento da criança. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 1(1), 239–246. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2018.n1.v1.1202
Sección
Artículos

Citas

Andrezza, G. E., Araújo, N. G., Friche, A. A., & Motta, A. R. (2013). Influência da orientação sobre aleitamento materno no comportamento das usuárias de um hospital universitário. Revista CEFAC, 15(6), 1570-1582. doi 10.1590/S1516- 18462013000600020

França, M. C., Giugliani, E. R., Oliveira, L. D., Weigert, E. M., Espirito Santo, L. C., Köhler, C. V., & Bonilha, A. L.. (2008). Uso de mamadeira no primeiro mês de vida: Determinantes e influência na técnica de amamentação. Revista de Saúde Pública, 42(4), 607-614. doi: 10.1590/S003489102008005000028

Galvão, A. C. U. R., Menezes, S. F. L., & Nemr, K. (2006). Correlação de hábitos orais deletérios entre crianças de 4:00 a 6:00 anos de escola pública e escola particular da cidade de Manaus - AM. Revista CEFAC, 8(3), 328-36.

Galvão, D. M. P. G. (2006). Amamentação Bem Sucedida: Alguns Factores Determinantes. Loures: Lusociência.

Galvão, D. M. P. G. (2009). Promoção da amamentação na primeira hora após o parto. Revista Nursing, (242), 07 - 12.

Galvão, D. M. P. G. & Silva, IA. (2011). Vivências de amamentação das crianças portuguesas e brasileiras. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 3(1), 593-601.

Lima, G. N. et al. (2010). Mordida aberta anterior e hábitos orais em crianças. Rev. soc. bras. fonoaudiol., 15(3).

Muzulan, C F. & Gonçalves, M I R. (2011). O lúdico na remoção de hábitos de sucção de dedo e chupeta. J Soc Bras Fonoaudiol, 23(1), 66-70.

OMS. (1989). Protecção, promoção e apoio ao aleitamento materno: O papel especial dos serviços materno-infantis. Genebra: OMS.

Pedroso, R. M. (2011). A amamentação de mulheres trabalhadoras e alunas de instituições do ensino superior público de Coimbra (Dissertação de doutoramento). Universidade da Estremadura, Badajoz, Espanha.

Pereira, J. C. (2015). Relação entre alterações fonéticas e o uso de chupeta em crianças de 5 a 11 anos de idade (Trabalho de conclusão de curso). Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Sudo, A. R. (2012). Amamentação e uso de mamadeiras e chupetas: O que dizem os estudos qualitativos? (Dissertação de mestrado). Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde da Comunidade, Niteroi, Brasil.