Promoção da literacia para a não-violência e cidadania ativa ao longo do ciclo vital
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Laburpena
A violência que ocorre nas relações familiares é um subtipo da violência interpessoal e, por sua vez, é dividida em violência entre parceiros íntimos, violência contra a criança e o adolescente e violência contra o idoso (Zuma, 2005). Esta é uma proposta de intervenção-ação em contexto comunitário na região do interior de Portugal de modo a prevenir maus-tratos contra crianças e jovens, prevenção da violência nas relações de intimidade e género e contra pessoas idosas. Tem como objetivo: Promover a literacia no âmbito da prevenção da violência ao longo do ciclo vital e cidadania ativa na comunidade; Sensibilizar a população alvo para a prevenção da problemática e informar das respostas existentes em contexto de prevenção da violência. A equipa do projeto pretende aumentar o nível de literacia em como prevenir a violência e desenvolver um manual de boas práticas com base na monitorização e intervenções realizadas, integrando o foco da promoção da não-violência em crianças e jovens desde o pré-escolar até ao ensino superior e na prevenção da violência da pessoa idosa com foco na gestão de conflitos e do stress nos prestadores formais de cuidados das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). A capacitação das pessoas para a prevenção da violência tem especial relevância na melhoria da auto-estima e autonomia e com benefícios ao nível da saúde individual e coletiva.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato bajo los siguientes términos: —se debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante (Atribución); — no se puede hacer uso del material con propósitos comerciales (No Comercial); — si se remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuirse el material modificado (Sin Derivadas).
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Erreferentziak
ARS Alentejo, I.P. (2017). Ação de Saúde Sobre Género, Violência e Ciclo de Vida. http://www.arsalentejo.minsaude.pt/utentes/saudepublica/AreasSaude/SaudeMental/Paginas/A%c3%a7%c3%a3o-de-Sa%c3%badeSobre-G%c3%a9nero, -Viol%c3%aancia-e-Ciclo-de-Vida.aspx
Direção-Geral de Saúde (2016). Violência interpessoal: abordagem, diagnóstico e intervenção nos serviços de saúde. 2ª edição. Lisboa, Portugal. https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/violencia-interpessoalabordagem-diagnostico-e-intervencao-nos-servicos-de-saude-pdf.aspx
Rodrigues, L. S., & Chalhub, A. A. (2014). Contextos familiares violentos: da vivência de filho à experiência de pai. Pensando familias, 18(2), 77-92. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2014000200007&lng=pt&tlng=pt.
Zuma, C. E. (2004). A visão sistémica e a metáfora de rede social no trabalho de prevenção de violência intrafamiliar em comunidades. Rio de Janeiro, Nova Perspectiva Sistêmica, ano XIII, (23).
Zuma, C. E. (2005). Em Busca de uma Rede Comunitária para a Prevenção da Violência na Família. III Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária, Fortaleza, 7 a 11 de setembro de 2005. http://www.noos.org.br/acervo/Embuscadeumaredecomunitariaparaaprevencaodaviolencianafamilia.pdf