Psicólogo na assistência estudantil: intervenções na universidade federal do pará

Conteúdo do artigo principal

Aline da Costa Jerônimo
Henrique Cesar Cardoso do Couto

Resumo

As ações direcionadas ao suporte discente na Universidade Federal do Pará (UFPA) são competência da SAEST, superintendência que propõe acompanhar e avaliar a política interna de Assistência Estudantil em consonância aos preceitos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), regulamentado pelo Decreto nº 7234/2010 que visa: democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal; minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior; reduzir as taxas de retenção e evasão; e contribuir para a promoção da inclusão social pela educação. Tais resoluções objetivam atender às demandas de permanência, acessibilidade, integração e inclusão de discentes da UFPA em vulnerabilidade socioeconômica. Interessa-nos questionar o lugar do psicólogo nas políticas de assistência aos discentes da Universidade Federal do Pará. Propomos uma pesquisa-intervenção com enfoque qualitativo cujo objetivo é descrever as ações em andamento e formular novas possibilidades de engajamento compatíveis com a práxis do psicólogo que contribuam com as especificidades das demandas da educação superior na universidade em questão. Foram caracterizadas as competências, ações e projetos vinculados à atuação do psicólogo na assistência estudantil e delineadas as perspectivas de exercício do seu trabalho desde a concepção preventiva, aos níveis avaliativo e de tratamento. Com isto, vislumbramos no profissional de psicologia a habilitação na oferta de escuta qualificada possibilitando ao aluno articular suas demandas, conferindo-lhe a condição de agente no campo das políticas de assistência na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Costa Jerônimo, A., & Cardoso do Couto, H. C. (2019). Psicólogo na assistência estudantil: intervenções na universidade federal do pará. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 5(1), 301–308. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n1.v5.1601
Seção
Artículos
Biografia do Autor

Aline da Costa Jerônimo, Universidade Federal do Pará

Profesora Departamento de Psicología y Antropología

Facultad de Educación
Universidad de Extremadura

Referências

Maluf, C. (2010) Boletim Academia Paulista de Psicologia - Ano XXVIII, nº 01/08: 87-99.

Marinho-Araújo, C.(2010) Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 83, p. 17-35.

Neves, M; Dalgalarrondo, P. (2007) Transtornos mentais auto-referidos em estudantes universitários. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 56(4): 237-244, 2007.

Santos, A; Souto, D ; Silveira, K ; Perrone, C ; Dias, A. (2015) Atuação do Psicólogo Escolar e Educacional no ensino superior: reflexões sobre práticas. Revista Psicologia Escolar e Edcuacional, v. 19, p. 515-524.