Psicólogo na assistência estudantil: intervenções na universidade federal do pará

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Aline da Costa Jerônimo
Henrique Cesar Cardoso do Couto

Laburpena

As ações direcionadas ao suporte discente na Universidade Federal do Pará (UFPA) são competência da SAEST, superintendência que propõe acompanhar e avaliar a política interna de Assistência Estudantil em consonância aos preceitos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), regulamentado pelo Decreto nº 7234/2010 que visa: democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal; minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior; reduzir as taxas de retenção e evasão; e contribuir para a promoção da inclusão social pela educação. Tais resoluções objetivam atender às demandas de permanência, acessibilidade, integração e inclusão de discentes da UFPA em vulnerabilidade socioeconômica. Interessa-nos questionar o lugar do psicólogo nas políticas de assistência aos discentes da Universidade Federal do Pará. Propomos uma pesquisa-intervenção com enfoque qualitativo cujo objetivo é descrever as ações em andamento e formular novas possibilidades de engajamento compatíveis com a práxis do psicólogo que contribuam com as especificidades das demandas da educação superior na universidade em questão. Foram caracterizadas as competências, ações e projetos vinculados à atuação do psicólogo na assistência estudantil e delineadas as perspectivas de exercício do seu trabalho desde a concepção preventiva, aos níveis avaliativo e de tratamento. Com isto, vislumbramos no profissional de psicologia a habilitação na oferta de escuta qualificada possibilitando ao aluno articular suas demandas, conferindo-lhe a condição de agente no campo das políticas de assistência na universidade.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Atala
Artículos
##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Profesora Departamento de Psicología y Antropología

Facultad de Educación
Universidad de Extremadura

Erreferentziak

Maluf, C. (2010) Boletim Academia Paulista de Psicologia - Ano XXVIII, nº 01/08: 87-99.

Marinho-Araújo, C.(2010) Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 83, p. 17-35.

Neves, M; Dalgalarrondo, P. (2007) Transtornos mentais auto-referidos em estudantes universitários. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 56(4): 237-244, 2007.

Santos, A; Souto, D ; Silveira, K ; Perrone, C ; Dias, A. (2015) Atuação do Psicólogo Escolar e Educacional no ensino superior: reflexões sobre práticas. Revista Psicologia Escolar e Edcuacional, v. 19, p. 515-524.