Privacidade e autonomia de um adulto con deficiência intelectual

Contenido principal del artículo

Geovana Silva Wertonge
Sabrina Fernandes de Castro
Gabriela Brutti Lehnhart

Resumen

No presente estudo, buscou-se conhecer os aspectos relacionados a Privacidade e Autonomia na vida de um adulto com deficiência intelectual, bem como analisar se interferem na execução das atividades de vida doméstica, de vida comunitária e aprendizagem ao longo da vida. Dessa forma, utilizou-se como abordagem a pesquisa estudo de caso. Participaram da pesquisa um adulto (38 anos) com deficiência intelectual (DI) e sua mãe (63 anos). Tendo em vista a situação de pandemia do COVID-19, no ano de 2020/2021, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma Google Meet, tendo três fontes de dados: a Escala de Intensidade de Apoios (SIS), aplicação I (2019) e II (2020), entrevista semi-estruturada aplicada com o adulto com DI e Protocolo de Observação Participante. Com isso, através da análise dos resultados do estudo, destaca-se a ocorrência de oportunidades do adulto expor seus sentimentos, planos futuros e desejos, quando a mãe não estava presente nos encontros. Em relação aos níveis de apoio em atividades que demandam Privacidade e Autonomia em relação a três domínios da SIS: vida doméstica, vida comunitária e aprendizagem ao longo da vida, foi evidenciado nos dados da aplicação II da SIS, uma diminuição dos índices de necessidade de apoio nos três domínios. Portanto, evidencia-se a importância de trabalhar as questões de Autonomia, Privacidade, Autodeterminação e Auto advocacia, no desenvolvimento de pessoas com DI na vida adulta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Silva Wertonge, G., Fernandes de Castro, S., & Brutti Lehnhart, G. . (2021). Privacidade e autonomia de um adulto con deficiência intelectual. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 1(1), 309–320. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n1.v1.2068
Sección
Artículos

Citas

Almeida, M.A (2004). Apresentação e análise das definições de deficiência mental proposta pela AMMR - Associação Americana de Retardo Mental de 1908 a 2002. Revista de Educação. (16), 33-48. Recuperado de http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/284/267.

American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD). Intellectual Disability: definition, classification and systems of supports. (11. ed.). Washington: AAIDD, 2010.

Bissoto, M. L. (2014). Deficiência Intelectual e processos de tomada de decisão: estamos enfrentando o desafio de educar para a autonomia? Educação Unisinos. 18(1), 3-12. Recuperado de http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2014.181.01.

Boueri, I.Z. (2010). Efeitos de um Programa Educacional para atendentes visando a independência de Jovens com Deficiência Intelectual Institucionalizados. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, Brasil.

Lehnhart, G. B. (2021). Gestão de Habilidades Sociais para estudantes com Deficiência Intelectual no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica. (Projeto de Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Brasil.

La Taille, Yes de. (1999). Limites: três dimensões educacionais (2. ed). São Paulo: Ática.

Santos, M. G. (2015). Conquista da autonomia: qual o papel do reforço positivo? (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação Pré-Escolar. Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Lisboa, Portugal.

Schalock, R.L., Luckasson, R., & Tassé, M. J. (2021). Intellectual disability: Definition, diagnosis, classification, and system of supports (12. ed.). Silver Spring, AAIDD.

Thompson, J. R.; Bryant, B.R.; Campbell, E. M.; Craig, E. M.; Hughes, C.M.; Rotholz, D. A. (2004). Suports Intensity Scale user’s manual. Washington, DC: AMMR.

Veltrone, A. A.; Mendes, E. G. (2009). Inclusão e fracasso escolar: o que pensam os alunos com deficiência mental? Revista Educação Especial. 22 (33), 59-72. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/169.

Zutião, P. (2016) Programa “Vida na Comunidade” para familiares de Jovens com Deficiência Intelectual. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, Brasil.